Minha foto
http://conhecendoaculturadoinimigo.blogspot.com

Este blog tem como objetivo assessorar a todos aqueles que tem a diabetes tipo I

Este blog tem como objetivo assessorar a todos aqueles que tem a diabetes tipo I

Este blog nasceu em prol do direito dos Diabéticos tipo I.
Aqui você vai conhecer a história de uma mãe como tantas outras, que luta pelos direitos da filha .
Adriana Sôlha é mãe da menina Ana Paula de 11 anos que contraiu a diabetes em março de 2008. Além da constante luta em manter controlada a glicose da menina, ela gastava R$1.200,00 por mês em medicamentos. Desde que descobriu a doença da filha, Adriana tentava receber os medicamentos necessários para o tratamento pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e por diversas vezes esteve no Centro de Saúde próximo a sua casa . Sem obter sucesso resolveu procurar a justiça porque, a lei Número 14533, de 28/12/2002 que instituiu a política estadual de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora da doença em Minas Gerais, não estava sendo honrada! Após muito empenho, tempo , dedicação e um grande apoio da mídia, Adriana conseguiu tudo que necessitava para o justo tratamento gratuito de Ana Paula.
Se você também tem uma história igual ou parecida com esta ou está a procura de apoio, deixe aqui seu depoimento e ele será publicado neste Blog. Vamos lutar juntos!





Ana Paula e Adriana Sôlha, Juntas vamos mudar esta história!!!

História de Ana Paula

História de Ana Paula

Em Março de 2008 próximo de completar seus 11 anos, Ana Paula começou a sentir algumas alterações de humor, apetite ,muitas as idas ao banheiro, sede , visão alterada e muito desanimo ! Seu temperamento alegre passou a se mais pacato e sonolento e em uma só semana emagreceu 7 kg, o que despertou atenção de seus pais ,principalmente seu pai que é Médico e nunca imaginou passar por esta situação. Seus pais a levaram ao médico e na consulta seguida de vários exames , descobriu a Diabetes!
Naquele dia ela estava no Colégio onde estuda e de lá mesmo com os exames em mãos foi levada para o Hospital Felício Roxo em Belo Horizonte -Minas Gerais. Foi um grande choque para toda família, inclusive para seus pais profissionais da área de saúde!
Como dizia Dr Marco Túlio pai de Ana Paula : "Nunca imaginei de passar por uma situação dessas, porque hoje estou aqui como pai e não como doutor e é muito diferente ".
Ana Paula passou aquela noite no ambulatório do Hospital Particular Felício Rocho e por falta de leito foi transferida para o CTI do Hospital Vila Da Serra onde, foi medicada e ficou internada por dois dias!
Após ser liberada uma nova fase começou , adaptações , controles , todo um aprendizado para conviver com o novo estilo de vida!
Adriana Sôlha sua mãe sempre muito empenhada parou de trabalhar a princípio para estar ao lado da filha. Um início de muita luta ,mas de muito incentivo a filha e muita vitória! Hoje após um ano de luta Ana Paula vive como qualquer criança , porém necessita de alguns cuidados que ela mesma é capaz de administra-los .
Ana Paula desde o início recebeu todo apoio dos pais e o maior exemplo disso é que hoje em sua família todos se tornaram atletas, fazem controle alimentar com nutricionista e levam uma vida muito mais saudável! Segundo sua mãe Adriana Sôlha " A doença adquirida por minha filha mudou as nossas vidas mas, com certeza hoje somos muito mais saudáveis!O importante nisso é acreditar que dentro de cada um de nós existe um Deus que nos capacitou a acreditar que podemos superar as dificuldades e fazer dela uma vitória"!
Ana Paula foi e continua sendo uma menina muito alegre, super risonha e dócil e que nunca desistiu de ser feliz! Acredite você também e nunca deixe de lutar pelos seus direitos e ser feliz!

Ana Paula e Adriana Sôlha sua mãe

Ana Paula e Adriana Sôlha sua mãe

O QUE É DIABETES TIPO I

O QUE É DIABETES TIPO I

O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune
caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina.
Isso acontece por engano porque, o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tiróide. A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.). Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudáveis.
As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração. Por isso é preciso o controle da alimentação diária, a contagem dos carboidratos, medir a glicose e tomar a quantidade de insulina necessária , além de um controle médico rigoroso!
Fonte: SBD Sociedade Brasileira de Diabetes



Seguidores

sábado, 4 de junho de 2011

PLANTÃO JURÍDICO Novos Esclarecimentos Sobre o Fornecimento de Medicamentos


3/6/2008 - Portal Diabetes

O fornecimento gratuito de medicamentos pelos Estados ou Municípios é garantido, acima de tudo, pela Constituição Federal e, mais recentemente, também pela Lei Federal 11.347/06, que trata dos direitos das pessoas com diabetes.

Quando da entrada em vigor dessa lei, ela limitava-se a garantir o tratamento do paciente, sem especificar qual. Por isso, houve a necessidade de se definir quais itens seriam disponibilizados, para quem e de quê forma, o que foi feito através da Portaria 2583/07.
Assim, ficou estabelecida a obrigação do SUS de fornecer insulinas NPH e Regular, seringas e agulhas, monitor de glicemia e respectivas tiras reagentes e lancetas aos pacientes com diabetes tipo I, diabetes gestacional e àqueles com diabetes tipo II que utilizem insulina.
Para os demais pacientes usuários somente de medicamentos orais, foi feita uma lista de alguns remédios para o controle do diabetes com distribuição gratuita e autorizada a realização dos testes de glicemia diariamente nos próprios postos de saúde. Para receberem esses itens, os pacientes deverão se encaminhar aos postos de saúde mais próximos de sua residência, munidos dos documentos pessoais e comprovantes de endereço; relatório médico com histórico da doença e receita médica com a lista de todos os medicamentos necessários ao seu tratamento.
Devem se inscrever no local como portadores de diabetes e pedir a expedição do respectivo cartão do SUS. No mesmo local, ou em outra farmácia ali indicada, deverão ser entregues os medicamentos disponíveis e marcada nova data para a próxima retirada. Em várias localidades do país essa distribuição tem sido espontânea e tranqüila. Em outras, no entanto, os funcionários sequer tomaram conhecimento da novidade.
Nesses casos, é importante que o paciente se dirija à ouvidoria ou à própria sede da Secretaria de Saúde Municipal e Estadual a que esteja submetida e apresente reclamação administrativa, cobrando o efetivo cumprimento da lei. É possível também buscar auxílio do Ministério Público, a fim de exigir que ele fiscalize se o município está em falta com a prestação de contas devida ao Tribunal de Contas do Estado, pois muitas vezes a verba para a aquisição dos medicamentos está disponível mas com o repasse bloqueado por conta dessa irregularidade da prefeitura.
Em última hipótese, caso insistam em negar a distribuição dos medicamentos ou não haja tempo para se aguardar uma resposta administrativa, o que pode demorar alguns meses, a opção é o ingresso de uma ação judicial para exigir o cumprimento da Lei, cujo primeiro passo é consultar um advogado, podendo ele ser público (defensoria pública) ou particular.
A propositura de ação judicial também é a opção para aqueles que tenham necessidades diferenciadas de tratamento, ou seja, que façam uso de itens não constantes da lista de medicamentos e insumos distribuídos pelo governo. Para tanto, é indispensável a prescrição e justificativa de tratamento pelo médico responsável pelo paciente.

Dra. Adriana Daidone - advogada

Um comentário:

  1. Ola Meu nome e Davi eu e meu pai estamos criando um blog sobre diabetes que nem o seu e gostariamos saber se vcs poderiam fazer parceria ??

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário que entraremos em contato! Obrigada!