Minha foto
http://conhecendoaculturadoinimigo.blogspot.com

Este blog tem como objetivo assessorar a todos aqueles que tem a diabetes tipo I

Este blog tem como objetivo assessorar a todos aqueles que tem a diabetes tipo I

Este blog nasceu em prol do direito dos Diabéticos tipo I.
Aqui você vai conhecer a história de uma mãe como tantas outras, que luta pelos direitos da filha .
Adriana Sôlha é mãe da menina Ana Paula de 11 anos que contraiu a diabetes em março de 2008. Além da constante luta em manter controlada a glicose da menina, ela gastava R$1.200,00 por mês em medicamentos. Desde que descobriu a doença da filha, Adriana tentava receber os medicamentos necessários para o tratamento pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e por diversas vezes esteve no Centro de Saúde próximo a sua casa . Sem obter sucesso resolveu procurar a justiça porque, a lei Número 14533, de 28/12/2002 que instituiu a política estadual de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora da doença em Minas Gerais, não estava sendo honrada! Após muito empenho, tempo , dedicação e um grande apoio da mídia, Adriana conseguiu tudo que necessitava para o justo tratamento gratuito de Ana Paula.
Se você também tem uma história igual ou parecida com esta ou está a procura de apoio, deixe aqui seu depoimento e ele será publicado neste Blog. Vamos lutar juntos!





Ana Paula e Adriana Sôlha, Juntas vamos mudar esta história!!!

História de Ana Paula

História de Ana Paula

Em Março de 2008 próximo de completar seus 11 anos, Ana Paula começou a sentir algumas alterações de humor, apetite ,muitas as idas ao banheiro, sede , visão alterada e muito desanimo ! Seu temperamento alegre passou a se mais pacato e sonolento e em uma só semana emagreceu 7 kg, o que despertou atenção de seus pais ,principalmente seu pai que é Médico e nunca imaginou passar por esta situação. Seus pais a levaram ao médico e na consulta seguida de vários exames , descobriu a Diabetes!
Naquele dia ela estava no Colégio onde estuda e de lá mesmo com os exames em mãos foi levada para o Hospital Felício Roxo em Belo Horizonte -Minas Gerais. Foi um grande choque para toda família, inclusive para seus pais profissionais da área de saúde!
Como dizia Dr Marco Túlio pai de Ana Paula : "Nunca imaginei de passar por uma situação dessas, porque hoje estou aqui como pai e não como doutor e é muito diferente ".
Ana Paula passou aquela noite no ambulatório do Hospital Particular Felício Rocho e por falta de leito foi transferida para o CTI do Hospital Vila Da Serra onde, foi medicada e ficou internada por dois dias!
Após ser liberada uma nova fase começou , adaptações , controles , todo um aprendizado para conviver com o novo estilo de vida!
Adriana Sôlha sua mãe sempre muito empenhada parou de trabalhar a princípio para estar ao lado da filha. Um início de muita luta ,mas de muito incentivo a filha e muita vitória! Hoje após um ano de luta Ana Paula vive como qualquer criança , porém necessita de alguns cuidados que ela mesma é capaz de administra-los .
Ana Paula desde o início recebeu todo apoio dos pais e o maior exemplo disso é que hoje em sua família todos se tornaram atletas, fazem controle alimentar com nutricionista e levam uma vida muito mais saudável! Segundo sua mãe Adriana Sôlha " A doença adquirida por minha filha mudou as nossas vidas mas, com certeza hoje somos muito mais saudáveis!O importante nisso é acreditar que dentro de cada um de nós existe um Deus que nos capacitou a acreditar que podemos superar as dificuldades e fazer dela uma vitória"!
Ana Paula foi e continua sendo uma menina muito alegre, super risonha e dócil e que nunca desistiu de ser feliz! Acredite você também e nunca deixe de lutar pelos seus direitos e ser feliz!

Ana Paula e Adriana Sôlha sua mãe

Ana Paula e Adriana Sôlha sua mãe

O QUE É DIABETES TIPO I

O QUE É DIABETES TIPO I

O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune
caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina.
Isso acontece por engano porque, o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tiróide. A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.). Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudáveis.
As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração. Por isso é preciso o controle da alimentação diária, a contagem dos carboidratos, medir a glicose e tomar a quantidade de insulina necessária , além de um controle médico rigoroso!
Fonte: SBD Sociedade Brasileira de Diabetes



Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reportagem Com Adriana Sôlha no Jornal Super Notícia

DESPERDÍCIO NA CAPITAL

Equipamentos para medir glicose são jogados no lixo
Tiras e aparelhos medidores distribuídos pelo SUS estão sendo substituídos; Ministério Público investiga o caso
Publicado no Super Notícia em 06/11/2010
FLÁVIA MARTINS Y MIGUEL
Milhares de tiras e aparelhos para medição de glicose - distribuídos nos 147 centros de saúde da capital aos diabéticos - estão sendo jogados no lixo. Um erro de planejamento para a mudança do sistema de distribuição dos produtos trouxe prejuízo para os cofres públicos. O desperdício foi confirmado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. O Ministério Público investiga o caso.

Segundo o órgão, a responsabilidade pelo repasse das fitas e aparelhos era dividida entre prefeitura e governo. Agora, no entanto, ficará a cargo apenas da Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, o modelo dos produtos será trocado e todos aqueles distribuídos no dia 15 outubro - com data de validade para pouco mais de duas semanas - estão sendo dispensados.
A reportagem flagrou várias caixas de fitas e aparelhos sendo descartados em uma caixa de papelão no Centro de Saúde Vilas Reunidas, no bairro União, região Nordeste da capital. Em apenas meia hora, oito diabéticos devolveram o material. Novos equipamentos e fitas foram, posteriormente, entregues aos pacientes.
Desde os 10 anos, a filha de 13 anos da dona de casa Adriana Sôlha e Silva Guimarães, de 46, tem diabetes tipo 1, que exige um maior controle e torna os pacientes dependentes de insulina. Adriana critica o número insuficiente de fitas de medição oferecido pela poder público, que, no caso de diabéticos do tipo 1, são 150 unidades a cada 50 dias.
"Eu tenho condições e posso comprar mais fitas em farmácias particulares para minha filha para completar o número, porque ela precisa de controlar pelo menos cinco vezes ao dia. Mas acho um absurdo terem deixado as fitas quase vencerem. Podiam ter disponibilizado mais caixas para as pessoas antes disso acontecer", afirmou Adriana, que também foi chamada pela unidade de saúde para a troca do produto.
O preço pago pela prefeitura da capital por cada tira de medição de glicose é R$ 0,48, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 12,5 mil pessoas são atendidas pela distribuição gratuita de insulina, tiras e equipamento para medição glicêmica.
Burocracia é a causa
A burocracia exigida pelas licitações no contrato de novos fornecedores, de acordo com o médico Sidney Maciel, referência em Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, dificulta o planejamento para evitar perdas dos medicamentos e produtos. Segundo ele, a mudança dos serviços de distribuição, que passou a ser de responsabilidade do Estado, retardou o processo e resultou na sobra de tiras de medição de glicose. "A questão do planejamento quando a gente lida com licitações dificulta acertar matematicamente as coisas". (FMM)


Fotografo: Chales Silva Duarte

Um comentário:

  1. Olá!
    Meu nome é Ozéias, sou aluno de graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Estou entrando em contato, pois possuo um software para celular que auxilia no calculo do bolo corretivo, esse software é compativel com qualquer celular que possua a plataforma Java e o mais importante: é free! Acredito que ele possa ser de alguma ajuda para algumas pessoas, caso ache interessante e queira compartilhar. No meu blog existe um link para download: http://calculoinsulina.blogspot.com
    Até mais!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário que entraremos em contato! Obrigada!