Minha foto
http://conhecendoaculturadoinimigo.blogspot.com

Este blog tem como objetivo assessorar a todos aqueles que tem a diabetes tipo I

Este blog tem como objetivo assessorar a todos aqueles que tem a diabetes tipo I

Este blog nasceu em prol do direito dos Diabéticos tipo I.
Aqui você vai conhecer a história de uma mãe como tantas outras, que luta pelos direitos da filha .
Adriana Sôlha é mãe da menina Ana Paula de 11 anos que contraiu a diabetes em março de 2008. Além da constante luta em manter controlada a glicose da menina, ela gastava R$1.200,00 por mês em medicamentos. Desde que descobriu a doença da filha, Adriana tentava receber os medicamentos necessários para o tratamento pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e por diversas vezes esteve no Centro de Saúde próximo a sua casa . Sem obter sucesso resolveu procurar a justiça porque, a lei Número 14533, de 28/12/2002 que instituiu a política estadual de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora da doença em Minas Gerais, não estava sendo honrada! Após muito empenho, tempo , dedicação e um grande apoio da mídia, Adriana conseguiu tudo que necessitava para o justo tratamento gratuito de Ana Paula.
Se você também tem uma história igual ou parecida com esta ou está a procura de apoio, deixe aqui seu depoimento e ele será publicado neste Blog. Vamos lutar juntos!





Ana Paula e Adriana Sôlha, Juntas vamos mudar esta história!!!

História de Ana Paula

História de Ana Paula

Em Março de 2008 próximo de completar seus 11 anos, Ana Paula começou a sentir algumas alterações de humor, apetite ,muitas as idas ao banheiro, sede , visão alterada e muito desanimo ! Seu temperamento alegre passou a se mais pacato e sonolento e em uma só semana emagreceu 7 kg, o que despertou atenção de seus pais ,principalmente seu pai que é Médico e nunca imaginou passar por esta situação. Seus pais a levaram ao médico e na consulta seguida de vários exames , descobriu a Diabetes!
Naquele dia ela estava no Colégio onde estuda e de lá mesmo com os exames em mãos foi levada para o Hospital Felício Roxo em Belo Horizonte -Minas Gerais. Foi um grande choque para toda família, inclusive para seus pais profissionais da área de saúde!
Como dizia Dr Marco Túlio pai de Ana Paula : "Nunca imaginei de passar por uma situação dessas, porque hoje estou aqui como pai e não como doutor e é muito diferente ".
Ana Paula passou aquela noite no ambulatório do Hospital Particular Felício Rocho e por falta de leito foi transferida para o CTI do Hospital Vila Da Serra onde, foi medicada e ficou internada por dois dias!
Após ser liberada uma nova fase começou , adaptações , controles , todo um aprendizado para conviver com o novo estilo de vida!
Adriana Sôlha sua mãe sempre muito empenhada parou de trabalhar a princípio para estar ao lado da filha. Um início de muita luta ,mas de muito incentivo a filha e muita vitória! Hoje após um ano de luta Ana Paula vive como qualquer criança , porém necessita de alguns cuidados que ela mesma é capaz de administra-los .
Ana Paula desde o início recebeu todo apoio dos pais e o maior exemplo disso é que hoje em sua família todos se tornaram atletas, fazem controle alimentar com nutricionista e levam uma vida muito mais saudável! Segundo sua mãe Adriana Sôlha " A doença adquirida por minha filha mudou as nossas vidas mas, com certeza hoje somos muito mais saudáveis!O importante nisso é acreditar que dentro de cada um de nós existe um Deus que nos capacitou a acreditar que podemos superar as dificuldades e fazer dela uma vitória"!
Ana Paula foi e continua sendo uma menina muito alegre, super risonha e dócil e que nunca desistiu de ser feliz! Acredite você também e nunca deixe de lutar pelos seus direitos e ser feliz!

Ana Paula e Adriana Sôlha sua mãe

Ana Paula e Adriana Sôlha sua mãe

O QUE É DIABETES TIPO I

O QUE É DIABETES TIPO I

O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune
caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina.
Isso acontece por engano porque, o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tiróide. A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.). Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudáveis.
As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração. Por isso é preciso o controle da alimentação diária, a contagem dos carboidratos, medir a glicose e tomar a quantidade de insulina necessária , além de um controle médico rigoroso!
Fonte: SBD Sociedade Brasileira de Diabetes



Seguidores

sexta-feira, 10 de abril de 2009

REPORTAGEM JORNAL SUPER NOTÍCIA 09 DE ABRIL DE 2009

Remédio garantido
Após procurar o Super, dentista consegue medicamento para a filha
Richard Lanza
Voltou a renascer, na tarde de ontem, a esperança da jovem Ana Paula Sôlha Silva Guimarães, de 11 anos, de receber, gratuitamente, todo o kit de medicamentos, previstos em lei, para o tratamento do diabetes tipo 1, doença que destrói as células que produzem a insulina.
Após matéria publicada na edição de ontem do Super, em que a mãe da criança, a dentista Adriana Sôlha, fez um apelo às autoridades municipais e estaduais, o posto de saúde da regional Nordeste disponibilizou seis caixas da insulina Lantus, fundamental no tratamento da doença. "Eram 16h30 quando me telefonaram informando que tinham seis caixas de insulina disponíveis para minha filha. Acho que a matéria publicada no Super foi fundamental para esta conquista", declarou. Apenas com os medicamentos, a dentista tem um gasto mensal de quase R$ 1.200.
De acordo com a Lei Estadual nº 14.533, de 28/12/2002, a estudante deveria receber os medicamentos de graça.
A dentista relatou que a luta pelo kit completo do medicamento dura mais de um ano. "Receber a insulina foi o primeiro passo.
Agora, vou lutar pelo kit completo, previsto em lei", afirmou.
Secretaria respondeEm nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte informou que a liberação do medicamento é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os remédios são liberados após análise de uma série de documentos e exames que devem ser entregues a um Centro de Saúde de Referência da Família. Só então, o pedido é encaminhado para a Gerência de Atenção à Saúde do respectivo Distrito Sanitário.
Após este procedimento, a solicitação dos medicamentos é entregue à SMS, que faz o cadastro e encaminha os documentos para a SES.
A SMS informou que recebeu a solicitação dos remédios para Ana Paula Sôlha deu em 23 de setembro do ano passado. O pedido foi conferido e encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde, no dia 26 de setembro. (RL)
Falta de exames foi obstáculoA assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou, também, que por falta da realização de três exames, a solicitação dos medicamentos de Ana Paula Sôlha foi devolvida ao posto de saúde.
A SMS declarou ainda que a mãe da criança foi informada sobre a necessidade da realização de alguns exames que faltaram ser apresentados.

(RL)Publicado em: 09/04/2009

Um comentário:

  1. adorei seu site, estou começando um, vou divulgar esta noticia no meu também pois acho super importante as pessoas conhecerem os direitos do diabético

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário que entraremos em contato! Obrigada!